Como surgiu o Dia Nacional da Saúde
Em 5 de agosto do ano de 1897 nascia, em São Luiz do Paraitinga (estado de São Paulo), Oswaldo Gonçalves Cruz.
Oswaldo Cruz foi cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. Uma espécie de Leonardo Da Vinci tupiniquim da área da saúde. Não bastassem todas suas atribuições dentro da área da saúde ele ainda foi pioneiro no estudo das enfermidades tropicais e da medicina experimental no Brasil.
A importância dos estudos do Dr. Cruz se dão principalmente porque nos primórdios do século XX, as principais enfermidades que atingiam nosso país eram as doenças infecciosas, como a febre amarela e o cólera.
Graças aos estudos e pesquisas na área, o cenário sanitário do Brasil – principalmente do Rio de Janeiro, cidade onde Oswaldo Cruz passou a maior parte de sua vida – mudaram drasticamente para melhor.
Sua contribuição para a saúde pública nacional ainda contou com seu apoio para a fundação do Instituto Soroterápico Federal, hoje conhecido como Fundação Oswaldo Cruz e a Academia Brasileira de Ciências.
Dentre as diversas homenagens recebidas, uma delas foi a nomeação – por Carlos Chagas – do protozoário causador da tripanossomíase americana (mais conhecida como Doença de Chagas) de Trypanossoma cruzi em homenagem ao Dr. Cruz.
Talvez, a maior homenagem a esse grande profissional seja o fato de que, no dia 5 de agosto é comemorado no Brasil, o Dia Nacional da Saúde.
Todo o trabalho realizado pelo Dr. Cruz nos serve de inspiração e exemplo para continuarmos – sejamos profissionais da saúde ou defensores da causa – a seguir em frente. Sempre lutando em busca de um serviço de saúde de qualidade e disponível para todos.