Câncer de Fígado - Laço do Mês de Outubro
O câncer de fígado é um conjunto de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada das células no fígado, podendo ser primárias (originadas nas células hepáticas) ou secundárias (metástases de lesões originadas em outros órgãos).
No Brasil, o Rio Grande do Sul é um dos estados que tem as mais altas taxas de incidência de câncer, com um registro anual de 9,1 casos para cada 100 mil habitantes.
Entre os cânceres primários hepáticos, o hepatocarcinoma é o mais frequente, perfazendo 80% dos casos e acometendo muito mais homens do que mulheres.
Todos os tipos de câncer possuem fatores de risco relacionados a eles. Fator de risco é qualquer coisa que afete a chance de uma pessoa ter determinada doença. Alguns fatores de risco são influenciados pelo comportamento da pessoa (como por exemplo, hábito de fumar) e outros não (como por exemplo, idade e sexo da pessoa).
Em relação ao câncer de fígado primário (hepatocarcinoma), o fator de risco mais importante em todo mundo, é a infecção pelos vírus causadores da hepatite B e C, adquiridos pelo contato com sangue e sêmen contaminados.
Estas infecções podem se tornar crônicas e provocar, ao longo prazo, cirrose e câncer de fígado, principalmente por sua capacidade de provocar dano por longos períodos. Outro fator de risco importante para o câncer de fígado, é o consumo de álcool, que também é responsável pelo dano crônico aos hepatócitos, principalmente quando associado às hepatites ou ao uso crônico de alguns medicamentos. Vários fatores influenciam a resposta do organismo ao consumo de álcool, tais como: quantidade ingerida, duração da ingestão (em anos), padrão de ingestão (contínuo ou alternado) e outras doenças associadas (especialmente as hepatites e diabetes). Além disso, mulheres parecem ser mais suscetíveis ao dano pelo álcool do que homens. Veja na figura outros fatores de risco:
Podemos prevenir o Câncer de Fígado?
Sim, várias atitudes podem ser tomadas para prevenir este câncer. O primeiro grupo de atitudes diz respeito a manter hábitos saudáveis: exercitar-se regularmente, não fumar e não ingerir bebidas de álcool ou pelo menos, consumir o mínimo possível. Não há níveis seguros para a ingestão destas substâncias.
O segundo grupo de atitudes de prevenção, diz respeito ao controle das hepatites, principal causa relacionada ao câncer de fígado. Para Hepatite B, o Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, vacinas para todos os brasileiros, crianças e adultos. Já para Hepatite C, ainda não há vacina disponível. Assim, é necessário controlar a infecção através das formas de disseminação da doença, que são: uso de camisinha nas relações sexuais e não compartilhar seringas. Para as pessoas já contaminadas por estes vírus (portadores das Hepatites B e C), é muito importante manter a doença controlada, evitando os danos ao tecido hepático. O Ministério da Saúde mantém o Programa Nacional para Prevenção e Controle das Hepatites Virais, distribuindo informação e medicamentos de forma gratuita.
E lembre-se: manter o peso adequado e visitar seu médico regularmente ajudam a prevenir doenças, inclusive o câncer.
Saiba mais:
No mês de outubro as atenções estão voltadas à prevenção do câncer de fígado e câncer de mama. Clique aqui e saiba mais sobre câncer de mama.