Prevenção do Câncer de Vesícula Biliar - Laço do Mês Fevereiro
A vesícula biliar é o órgão associado ao fígado, responsável por armazenar a bile para futura utilização no processo de digestão das gorduras que ingerimos através da alimentação. A alteração mais frequente da vesícula biliar é a formação de cálculos, também chamados de “pedras” ou colelitíase.
O câncer de vesícula biliar é muito difícil de ser diagnosticado precocemente, pois não costuma produzir sintomas e sinais e sua localização anatômica é de difícil acesso em exames físicos de rotina. Além disso, não há testes de sangue específicos que detectem o câncer de vesícula biliar.
Por causa disto, a maioria dos cânceres de vesícula biliar são encontrados acidentalmente, quando o órgão é retirado pela presença de cálculos. Os sinais e sintomas mais comuns são os mesmos relacionados a presença de cálculos e incluem:
- Dor abdominal
- Náuseas e vômitos
- Icterícia (amarelão)
- Perda de apetite
- Perda de peso significativa (mais que 10kg em 2 meses)
O câncer de vesícula biliar é relativamente raro, apesar de ser o tumor mais frequente do trato biliar e o 5º mais frequente do trato gastrointestinal. A taxa de mortalidade é alta, pois a doença só é encontrada em estágios avançados, uma vez que os sintomas são inespecíficos e relacionados a presença de cálculos biliares.
A maior incidência ocorre em mulheres, acima dos 65 anos, sendo que os principais fatores de risco são: colelitíase, obesidade e multiparidade.
O diagnóstico pode ser feito pelo seu médico, utilizando em conjunto, exames de imagem (tais como ecografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada), testes de função hepática e da vesícula biliar, marcadores tumorais e exame anátomo-patológico da vesícula biliar, retirada por laparotomia aberta ou videolaparoscópica.
Importante lembrar que a taxa de sobrevida aumenta quanto mais precocemente for feito o diagnóstico. Cuide-se. Faça seus exames regularmente. Consulte um médico anualmente ou sempre que se sentir mal.
Texto escrito pela médica patologista do Grupo Diagnose, Dra. Alessandra Eifler Guerra – CRM 22735.
No mês de fevereiro as atenções estão voltadas à prevenção do câncer de vesícula biliar e leucemia. Clique aqui e confira a matéria sobre leucemia.
Atenção: A informação existente neste conteúdo pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.